sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O período (menstruação)


A menstruação aparece entre os 11 anos e os 16 anos. A média é entre os 11 e os 13 anos, mas as pessoas são diferentes umas das outras. O sangue menstrual pode ser vermelho, cor-de-rosa ou até castanho. O período aparece quase sempre um ou dois anos depois das alterações físicas, tais como o desenvolvimento dos seios ou crescimento dos pêlos púbicos. A idade em que uma rapariga tem a sua primeira menstruação é, muitas vezes, a mesma em que isso se passou com a sua mãe. Durante os primeiros um ou dois anos, o período pode ser irregular, mas geralmente acaba por se fixar numa regularidade de 28 em 28 dias. Esta duração varia de mulher para mulher, mas, na maioria dos casos, os ciclos têm uma duração entre 25 e 31 dias.

Sobre pensos higiénicos e tampões
 Pensos higiénicos

Existem pensos de diferentes espessuras para os dias de fluxo mais forte ou mais fraco. Alguns, têm uma forma que se ajusta ao corpo. Seja qual for o tipo, os pensos higiénicos têm de ser mudados, pelo menos, de 4 em 4 horas. Em dias de fluxo mais forte têm de ser mudados com mais frequência.
Quando se muda o penso, este não deve ser lançado na retrete porque pode entupir a canalização. Algumas casas de banho públicas têm recipientes próprios para deitar pensos e tampões. Quando não há recipientes desses ou se estás em casa, embrulha-se o penso ou o tampão em papel higiénico ou, então, mete-se num saco de papel e coloca-se no lixo.









Tampões


O tampão é introduzido na vagina com a ajuda de um aplicador de cartão ou de um dedo. Há um fio bem preso a um dos extremos para se poder retirar o tampão depois de usado. Os músculos da vagina seguram o tampão no lugar até ser retirado.
Tal como se faz com os pensos higiénicos, os tampões também devem ser mudados de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas.
De noite, é melhor usar pensos do que tampões. Não é recomendável usar tampões durante muito tempo de seguida por causa dos riscos da Síndrome do Choque Tóxico.


Síndrome do Choque Tóxico

Os sintomas incluem dores de cabeça, dores nos músculos, febre alta, vómitos e diarreia.
A Síndrome do Choque Tóxico é mais frequente nas mulheres que, durante a menstruação, usam tampões muito absorventes.
Para reduzir o risco, os fabricantes de tampões recomendam:
-Evitar o uso de tampões durante a noite;
-Mudar frequentemente de tampão ao longo do dia;
-Tomar cuidado com a higiene pessoal e lavar as mãos antes e depois de colocar o tampão;
-Evitar mexer nos tampões mais do que o necessário. Abrir o tampão só na altura de o usar.
Desde de que estas recomendações passaram a aparecer nas embalagens dos tampões, diminui número de casos de Síndrome de Choque Tóxico. Este nem sempre é causado pelo uso dos tampões.




Pensos higiénicos ou tampões – a escolha é tua

Há raparigas que se sentem bem usando sempre pensos higiénicos. Algumas raparigas acham que os tampões têm muitas vantagens.
-Podem usá-los quando vão tomar banho na praia ou na piscina.
-Por vezes, especialmente nos dias muito quentes, o fluxo menstrual pode secar no penso higiénico e criar um mau cheiro. Como o tampão é usado dentro do corpo, isso não acontece.
-Ninguém nota quando estás a usar um tampão; enquanto que o volume do penso higiénico pode notar-se, especialmente, debaixo de roupa justa como jeans ou calções.
-Se o tampão for bem colocado, nem se sente. Com os pensos, por vezes, sente-se o seu volume.
-Os tampões são mais discretos porque são mais pequenos. Podem ser levados nas algibeiras ou na carteira.








Como colocar um tampão?




                                                            



A palavra «menstruação» vem da palavra latina «mensis» que quer dizer mês, porque em média a menstruação vem uma vez por mês. Este «período» de um mês corresponde a um ciclo de acontecimentos controlados pelas hormonas.



2 comentários: